fbpx
 

Mitos e verdades sobre o desenvolvimento infantil

Todo mundo tem um palpite para dar sobre o desenvolvimento infantil, mas, no final do dia, como separar o joio do trigo, ou seja, como saber o que, de fato, é verdade e o que não passa de mito? 

Consultar o pediatra é uma ótima resposta, mas, para quem não consegue esperar a próxima consulta, aqui vai uma listinha com 3 verdades, 4 mitos e 1 zona espinhosa sobre o desenvolvimento infantil. Dá uma olhada!

É importante estimular o bebê desde a gestação.

VERDADE. Ainda que de forma abafada, o bebê já ouve dentro do útero, porque seu aparelho auditivo começa a se formar a partir da 18ª semana. Com o passar das semanas, a audição vai se aprimorando e, por volta da 24ª semana, os sons já estão mais nítidos.

Não engatinhou? Então, vai demorar para andar

MITO. Nem todas as crianças engatinham, algumas já pulam direto para a marcha sem qualquer prejuízo. O que os pais devem estar atentos é se aspectos importantes dos marcos do desenvolvimento foram alcançados, por exemplo, o sentar. Isso significa que o pequeno tem um bom desenvolvimento neurológico e motor. 

O bebê só passa a dormir bem depois do primeiro ano

MITO. Muitas crianças são capazes de descansar a noite toda muito antes do primeiro ano de vida. O pulo do gato está em estabelecer uma rotina sem brincadeiras estimulantes no cair da tarde. Praticar a higiene do sono também é uma boa pedida!

Estimule, mas com cautela

VERDADE. O excesso de estímulos pode gerar excesso de informações e sobrecarga mental tanto para o bebê quanto para a criança. Ter tempo para não fazer nada é fundamental para o desenvolvimento infantil, inclusive. É nessa hora de “descanso”, que bebês e crianças podem fazer o processamento da memória semântica e da reorganização mental.

Preciso de bons brinquedos para estimular meu bebê

MITO. Não há nada mais valioso para o desenvolvimento infantil do que presença e disposição, ou seja, você precisa de zero recursos materiais para estimular seu filho. Conversar, interagir, dançar, deixar o bebê explorar as coisas e os ambientes da casa (de forma segura, claro) é mais que suficiente. Toda experiência vivida nos primeiros mil dias de vida (e isso começa lá no útero!) é uma possibilidade de aprendizado. 

Posso estimular a fala do meu bebê

VERDADE. Ler para os bebês, inclusive, é uma ótima maneira de fazer isso. Mas também existem outras bem importantes como observar como ele se comunica e conversar com ele. Por exemplo, se ele esticar os bracinhos pedindo colo, responda com palavras: “você quer colo! Vem com a mamãe, então”. Narrar cenas e o que estão fazendo também é uma forma de estimular a fala do bebê. 

O bebê já nasce sabendo nadar

MITO. O bebê se movimenta bem na água como reflexo do período gestacional, nada além disso. Portanto, se você quer que seu filho saiba nadar, é importante que faça aulas de natação específicas apara a idade dele. No geral, as escolas de natação aceitam bebês a partir de 6 meses de idade, mas, antes de fazer a matrícula, certifique-se de que seu bebê possua sustentação da região cervical e esteja com as vacinas em dia.

Toda criança tem seu tempo

NEM VERDADE, NEM MITO. Talvez essa seja a afirmativa mais espinhosa sobre o desenvolvimento infantil e já falamos sobre isso aqui. Isso porque não existe uma “hora certa e exata” para que cada habilidade seja alcançada, porém, existem parâmetros importantes que são balizadores de alerta para atrasos no desenvolvimento. Sendo assim, a verdade é que bebês e crianças podem desenvolver habilidades diferentes em ritmos e momentos distintos, por isso jamais compare seu filho com amiguinhos ou parentes próximos, cada criança é única e seu ritmo de desenvolvimento precisa ser respeitado. Porém, é válido saber sobre os marcos de desenvolvimento e o que se espera da criança em cada faixa etária, assim, caso haja desconfiança de algum atraso significativo, o pediatra deve ser consultado para avaliação e orientação.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT