A partir de simples estratégias e atividades cotidianas é possível fortalecer, de forma efetiva o olhar que seu filho tem sobre si mesmo
Imagine que a autoestima das crianças é como uma pequena planta, que precisa de cuidado constante, para que possa crescer forte e saudável. Ela influencia como eles veem a si mesmos e interpretam o mundo ao seu redor, o que impacta diretamente no seu desenvolvimento emocional e social.
É de responsabilidade dos adultos que convivem com a criança, ou seja, pais, cuidadores e educadores, fornecer ferramentas que ajudem no desenvolvimento e fortalecimento da autoestima dos pequenos.
Se você não sabe por onde começar, nós te ajudamos. Aqui estão algumas estratégias simples, práticas e eficientes para promover a autoestima das crianças:
Valorize os esforços, não apenas os resultados
É importante celebrar as conquistas das crianças, mas é igualmente vital valorizar o esforço despendido. Reconheça o trabalho duro, a persistência e a coragem, ao invés de focar apenas no sucesso ou na perfeição. Isso ensina que o processo de aprendizado é valorizado mais do que o resultado final.
Crie oportunidades para pequenas vitórias
Atividades que são levemente desafiadoras, mas alcançáveis, podem aumentar significativamente a confiança das crianças. Seja montar um quebra-cabeça, aprender uma nova habilidade esportiva ou cozinhar uma receita simples, ter sucesso em pequenas tarefas pode dar um impulso de autoconfiança.
Encoraje a autonomia
Permita que as crianças façam escolhas adequadas à sua idade e as encoraje a resolver pequenos problemas sozinhas. Isso pode ser tão simples quanto escolher a roupa para vestir ou decidir o lanche. Sentir que possuem controle sobre pequenas decisões ajuda a desenvolver a sensação de competência e independência.
Promova a expressão de sentimentos
Ensine as crianças a expressarem seus sentimentos de maneira saudável. Atividades como desenhar, escrever diários ou até mesmo conversar sobre como se sentem podem ser muito benéficas. Reconhecer e validar seus sentimentos ajuda os pequenos a se sentirem entendidos e seguros.
Estabeleça rotina
Rotinas dão às crianças uma sensação de segurança e previsibilidade, que são muito importantes para o desenvolvimento da autoestima. Estabeleça rotinas que incluam tempo para brincadeiras não estruturadas, leitura e tarefas adequadas à idade, sempre oferecendo equilíbrio saudável entre responsabilidade e diversão.
Elogie de forma eficiente
Ao elogiar seja específico sobre o que você está elogiando. Isso faz com que o elogio seja mais significativo. Por exemplo, prefira algo como “você se dedicou muito para alcançar essa nota; estou orgulhosa de você” ao invés de “você é muito inteligente”.
Modele de forma positiva
Lembre-se de que as crianças aprendem muito observando os adultos em suas vidas. Seja um modelo de autoestima e resiliência. Mostre como lidar com falhas e frustrações de uma maneira saudável, demonstrando que percalços são normais e fazem parte do aprendizado.