fbpx
 

5 dicas para falar de política com as crianças

Estamos às vésperas de uma eleição e as campanhas estão a todo vapor, seja na televisão ou nas ruas. O tema também atravessa os pátios escolares – até mesmo dos pequenos! – e as reuniões de família. É inegável que as crianças percebem o que está acontecendo, querem saber mais e participar com suas opiniões. E isso é bonito demais.

Crescemos ouvindo que “política não se discute”, que “não é assunto de criança” e, assim, fomos interpretando que política é algo ruim. A verdade, no entanto, é que viver é um ato político e as crianças têm o direito de saber sobre isso.

Claro que você não vai puxar a cadeira e dizer para o seu filho: “senta aqui que vamos conversar sobre política”. A melhor maneira de fazer isso é de forma lúdica e simples. Para te ajudar nessa conversa, selecionamos 5 dicas para falar sobre política com as crianças:

 

  1. Contenha-se no uso dos adjetivos. Nada de qualificar como “bom” ou “ruim”, ao invés disso aposte em uma explicação objetiva e dê espaço para a criança tirar suas próprias conclusões. O direito de pensar por si própria também é político.
  2. Falar sobre política não se resume às esferas de poder, pelo contrário. Explique que a política está em tudo: nas relações na escola, em casa e nos espaços de convívio da criança.
  3. Mostre para os pequenos que a política não é algo sujo ou um tema chato. Reforce a ideia de que política é a possibilidade de transformação da sociedade.
  4. Não se atenha aos conceitos abstratos sobre a política, traga a pauta para o concreto, pois isso facilitará o entendimento da criança. Responda as perguntas dos pequenos de forma simples e vá aprofundando conforme o interesse deles.
  5. Está tudo bem falar sobre corrupção e seus próprios valores políticos, mas lembre-se que as crianças têm sua própria forma de entender e pensar o mundo. Respeitar essa dinâmica é contribuir para que seu filho desenvolva sua própria capacidade crítica
Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT