No verão, tudo fica mais propício à diversão. Os dias de sol e calor são convidativos, mas também podem ser desconfortáveis, principalmente para os bebês. Por isso, separamos 5 dicas para ajudar você e o seu pequeno a passarem por essa estação calorosa de uma forma mais amena e tranquila.
- Ventilador ou ar-condicionado?
Essa é uma dúvida cruel, principalmente porque o frescor do ar-condicionado é praticamente irresistível. Mas, para o bem do seu bebê, prefira o ventilador – que deve estar em um local ou posição seguros, para evitar acidentes com os pequenos que já engatinham. Optar pelo ventilador é uma melhor opção porque o ar-condicionado retira a umidade do ambiente, o que pode ressecar as vias aéreas.
- Brotoejas na pele
As famosas brotoejas costumam aparecer no rosto, pescoço, tórax e costas dos bebês e elas são bem desconfortáveis, porque coçam muito. A principal maneira de acabar com elas é eliminar o que está provocando tanto suor na criança. Por isso, opte por roupas frescas de algodão, deixe os ambientes arejados e aumente a frequência dos banhos (curtos, com água morna ou fria, para não ressecar a pele). E nada de aplicar medicamentos tópicos ou talcos sobre a pele do bebê. Uma boa opção é a pasta d’água, para secar as bolinhas, e loções específicas para aliviar a coceira.
- De olho nas assaduras
Não tem jeito, a combinação da umidade (causada pelo suor) com o calor aumenta o risco do crescimento de fungos, que causam as assaduras. Para livrar seu bebê desse problema, é importante realizar com mais frequência a troca das fraldas. Mas, uma dica melhor ainda é deixar o bebê sem fralda, sempre que possível, assim a pele respira melhor.
- Espante os pernilongos
Infelizmente, os repelentes só podem ser usados em bebês com mais de 6 meses. Antes disso, a melhor forma de evitar as indesejadas picadas é lançando mão de roupas com mangas longas e calças compridas, além de telas e mosquiteiros. Para os bebês que já podem usar repelente, é melhor aplicar o protetor solar primeiro e, após 20 minutos, passar o repelente. Saiba que não se deve passar repelente na hora de dormir.
- Alimentação no calor
Até os 6 meses, período de amamentação exclusiva, não se preocupe com nada além da oferta do leite materno. Mas, vale amamentar com mais frequência, pois a água provém do leite. Assim, o bebê estará bem hidratado. Já para os bebê maiores, capriche na ingestão de água e ofereça refeições mais leves e hidratantes, com legumes, verduras e frutas. Não se preocupe se o apetite do seu filho diminuir um pouco, é normal em dias muito quentes.