Com a criançada em casa, depois do “manhêêê”, o que mais se houve é a frase “tô com fome”, não é mesmo? Para não ter que ficar o dia inteiro entre a pia e o fogão, um jeito esperto é ter alguns lanchinhos práticos sempre disponíveis, inclusive, eles também dão uma força na hora do passeio no parque, por isso listamos 10 ideias bem espertas para você aproveitar. Veja só!
- Oleaginosas: castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, avelãs, pistache, amêndoa e amendoim são fontes de selênio, proteínas de boa qualidade e vitamina E, além de uma prática opção de lanche que ajuda a matar aquela vontade de comer um salgadinho. Mas esteja atenta se a sua criança já pode consumir esse tipo de produto.
- Frutas secas ou desidratadas: são práticas de levar para onde for preciso e mantêm o seu valor nutricional mesmo desidratadas. São mais doces porque perderam a água durante o processo de secagem, e são ótimas opções para matar o desejo por uma guloseima no meio da tarde.
- Grão-de-bico assado: ideal para os fissurados em salgadinho, essa opção é rica fonte de proteína vegetal e de fibras e traz saciedade e é fácil de fazer, basta comprar o grão-de-bico enlatado, escorrer e temnperar com azeite, pouco sal e páprica defumada, depois asse por 20 minutos a 220ºC.
- Frutas variadas: dê preferência àquelas fáceis de carregar e práticas de consumir, como banana, maçã, pera, ameixa fresca, pêssego, uvas (de preferência cortadas em 4, na longitudinal), morangos, mexerica etc.
- Pipoca caseira: rica em fibras, aumenta a saciedade e melhora a função intestinal, além de ser a alegria da criançada e fazer esquecer aquela vontade de comer um salgadinho. Mas o importante é que seja a pipoca tradicional, natural, feita na panela, e não
as industriais que vêm cheias de sal e aditivos químicos. - Chips de batata-doce ou mandioquinha: livre de aditivos químicos e conservantes, esse lanchinho é uma opção saborosa para quando os pequenos quiserem comer um salgadinho. Basta lavar e cortar a mandioquinha ou a batata-doce em fatias finas, temperar com sal, azeite e ervas secas e levar ao forno a 200°C por cerca de 30 minutos.
- Crepioca: a união da farinha de tapioca com o ovo garante mais saciedade e se transforma numa das misturas de sucesso para o lanche. Bata dois ovos, acrescente 1 colher (sopa) de farinha de tapioca, sal e temperos secos. Coloque na frigideira antiaderente aquecida e deixe até dourar; repita o processo do outro lado. Você pode rechear de acordo com a preferência da garotada.
- Ovos de codorna: a criançada se diverte com o ovo pequenininho, que também deve ser ofertado cortado em 4, na longitudinal. Além de prático de preparar, é uma opção bem acessível e rápida de proteína de boa qualidade.
- Panqueca de banana com aveia: essa receita é muito prática e rápida, basta misturar 1 clara batida com 1 banana + 1 colher (sopa) de aveia em flocos e uma pitada de canela. Depois, coloque a mistura numa frigideira antiaderente aquecida e, quando soltar da panela, vire o outro lado e deixe até dourar. Esse lanchinho rápido tem tudo o que seu filho precisa – e você também: carboidrato, proteína, fibras e potássio.
- Salada de frutas: essa opção é clássica e simples, basta juntar em um pequeno pote as frutas preferidas das crianças e acrescentar suco de 1 laranja. Se quiser turbinar a preparação, na hora de comer, acrescente 2 colheres (sopa) de aveia ou granola e você terá um lanche cheio de vitaminas, minerais e fibras.