fbpx
 

10 dicas para fazer das férias escolares momentos inesquecíveis

Não falta muito para as crianças ficarem em casa em tempo integral e esse pode ser um grande desafio para muitas famílias. Equilibrar as demandas de quem não pode parar de trabalhar para curtir as férias dos pequenos ou até quem pode, mas não dá conta de tanta energia não é tarefa fácil.

Por isso mesmo pensamos em algumas dicas para te ajudar a passar momentos deliciosos com os pequenos, sem gastar uma fortuna e ainda, de quebra, encher o potinho das memórias afetivas. Vem com a gente!

  1. O primeiro passo é ser realista. Não adianta planejar mil aventuras que você não dará conta de cumprir por falta de tempo ou de dinheiro – às vezes, até os dois! Então, coloque no papel a sua disponibilidade de tempo e financeira e faça um planejamento possível de ser cumprido. 
  2. Fazer um detox tecnológico é fundamental para estreitar os laços e ampliar os horizontes. Tenha em mente que tanto os adultos quanto as crianças serão resistentes, no início. Por isso mesmo, comece devagar. Estabeleça pelo menos um dia da semana sem internet ou televisão. O começo poderá parecer tortuoso, mas logo vocês estarão conversando mais, dançando na sala e inventando histórias. 
  3. Aproveite os dias de sol para levar os pequenos para brincar ao ar livre. Vale tudo: piquenique no quintal, correr na praça pertinho de casa, um parque novo para conhecer e até um bate e volta numa praia próxima. Tudo vai depender da sua disposição e disponibilidade, mas botar a cara ao sol é possível, de alguma forma.

     

  4. Para os dias de chuva, vale uma atividade dentro de casa que seja coletiva, como um jogo de tabuleiro, organizar o álbum de família (ou até fazer um novo!), se arriscar no universo das dobraduras e até de esconde-esconde é possível brincar. Agora, se a preguiça estiver forte, também vale encontrar uma série para chamar de vocês e maratonar sem dó. 
  5. Na correria diária, mal percebemos, mas as crianças têm um desejo enorme de invadir o universo da cozinha. Sem a obrigação do tempo corrido, permitam-se recriar receitas escolhidas em conjunto ou inventarem suas próprias criações gastronômicas. Mas esteja alerta: mantenha as crianças seguras e não se importe com a bagunça e sujeira, porque o objetivo é a diversão. 
  6. Se o seu filho já souber ler, peça para que leia para você a história preferida dele. Da mesma forma, pergunte qual livro ele gostaria que você lesse e criem a hora da leitura, que não deve ser de obrigação, mas de coração. Quem sabe a prática não perdura para além das férias…
  7. E por falar em histórias, que tal dividir com os pequenos suas memórias de infância. Relembre suas férias, conte suas aventuras, compartilhe com seus filhos pedaços da sua infância. 
  8. Faça um planejamento de passeios pela cidade em que mora. Às vezes, moramos a vida toda numa mesma cidade e mal conhecemos seus espaços. Pegue a criançada e vá andar de metrô (se tiver por aí), visitar museus, conhecer bibliotecas, fique de olho na programação de férias de espaços culturais e dos SESC e aproveite essas oportunidades. 
  9. Visite pessoas queridas, chame os primos para dormir na sua casa, faça uma festa do pijama. Também esteja aberta para dividir os filhos: deixem que durmam na casa dos avós, dos tios e dos amigos próximos. 
  10. Por fim, mas não menos importante, esteja aberta para imprevistos. Crianças podem se machucar, pode começar a chover no meio do piquenique, o amigo pode ficar com medo no meio da madrugada e pedirá pra voltar para casa – ou será seu filho a fazer isso. Nessas horas, faça do limão uma limonada e mantenha o astral, afinal, as férias não duram para sempre – e um dia você sentirá falta disso tudo!
Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT