fbpx

O verão está chegando e muitas famílias planejam passar os dias de sol à beira mar. Se você tem um bebê, é importante saber que o ideal é levá-lo à praia a partir dos seis meses, isso porque, antes dessa idade, o recém-nascido está impossibilitado de usar proteção solar. Com essa idade, o bebê pode ficar na praia por até uma hora, evitando contato prolongado com a areia e a água do mar. Segundo Thalita Feitosa Costa, médica pediatra especializada em puericultura pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), as crianças só passam a se divertir na praia quando começam a andar. “O ideal mesmo é levar o bebê à praia somente após os nove meses, quando ele poderá brincar na areia e, se colocar a mão na boca, não é preciso mais ter tanto medo”, completa.

Um detalhe importantíssimo é o melhor horário para ir à praia. Dê preferência ao passeio antes das 10h e depois das 16h (isso vale para qualquer idade!). “O intervalo das 8h às 9h é o melhor, porque em outros horários, mesmo que o bebê esteja protegido, o calor pode fazer mal”, afirma Thalita. Os bebês não devem ficar mais de 15 minutos expostos ao sol, já crianças com um ano é possível liberar a exposição por até uma hora, mas é fundamental estar protegido sempre, com chapéu, camiseta clara e fresca e protetor solar. “Escolher a praia também é uma tarefa importante, pois locais com areia ou água poluída pode causar doenças nas crianças”, enfatiza a pediatra. 

Para que o passeio não vire uma grande furada, também é preciso estar preparada e munida de alguns itens indispensáveis. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um checklist cheio de dicas imperdíveis, confira!

Fraldas para que te quero: a tecnologia está ao lado das famílias, afinal, hoje é possível encontrar modelos de fraldas descartáveis que não desmancham na água, além daquelas que vestem como calça, o que facilita para quem tem crianças maiores, evitando o uso de trocador. Na hora da troca, a dica é não deixar o bebê em contato direto com a areia. Faça as trocas em cima de uma toalha limpa e acondicione as fraldas sujas em um saco de lixo e descarte em um local adequado. 

– Proteção solar: esse é um item fundamental, mas exige cuidados. Os bebês menores de seis meses não podem usar protetor solar e os acima dessa idade, assim como as crianças, precisam utilizar produtos específicos para sua faixa etária. Sua aplicação deve ser feita 15 minutos antes da exposição ao sol e 30 minutos antes de entrar na água. Reaplique o filtro a cada 2 horas e depois de sair da água.

– Roupas: toalhas nunca são demais, assim como mudas para troca de roupa. Investir em uma roupa para bebê e criança com proteção solar pode ser uma ótima ideia. Essas peças utilizam uma tecnologia que bloqueia até 98% dos raios ultravioletas, enquanto numa roupa de tecido comum essa taxa é de apenas 5%. Outra vantagem é que o efeito não sai com a lavagem. Nas áreas cobertas o protetor solar pode ser dispensado, mas cuidado com a região em que a roupa “termina”, ali é preciso de proteção.

– Alimentação: esqueça os petiscos de praia, leve uma sacola térmica com muitos líquidos e frutas refrescantes, como a melancia. Hidratar a criança é imprescindível, para isso a boa e velha água é o ideal, água de coco também é uma boa pedida, mas fique longe de refrigerantes e sucos concentrados, cheios de açúcar, especialmente para crianças muito pequenas.

– Barreira solar: o guarda-sol evita que os raios solares incidam diretamente nas pessoas, embora ele seja importante enquanto proteção, também merece cuidados. O uso do guarda-sol não evita que haja insolação caso o dia esteja muito quente ou a exposição ao sol dure muitas horas. 

– Diversão: brinquedos para que a criança possa se distrair são ótimos. Pazinhas, baldinhos e moldes de areia fazem a alegria da garotada. Investir em uma pequena piscina plástica pode ser uma excelente ideia, além de promover diversão, ajuda a refrescar os pequenos. Se for possível enchê-la com água doce, melhor ainda. Mas, atenção: não coloque água no limite máximo da piscina, para evitar afogamentos e, mesmo assim, fique sempre ao lado do bebê.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT