Nos últimos anos, tornou-se um mantra entre pais, cuidadores, familiares e profissionais comprometidos com o cuidado das infâncias a frase: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.Â
A expressão é de um provérbio africano que tem origem na cultura Igbo, povo da Nigéria. Acredita-se que esse dito tenha se popularizado a partir de um ditado Igbo que diz: “Um filho de um homem é um filho de toda a comunidade”, que ressalta a ideia de que a educação de uma criança não é responsabilidade apenas dos pais ou da famÃlia, mas de toda a comunidade em que ela está inserida. Ou seja, é compromisso coletivo, em que todos têm um papel importante a desempenhar.
Cuidar das crianças é um dever de todos porque elas são os membros mais vulneráveis e importantes da sociedade. Esse pacto significa garantir que os pequenos tenham acesso à educação, alimentação adequada, cuidados médicos, moradia segura, apoio emocional e social, para que possam se desenvolver de forma saudável e feliz.
Proteger as crianças é mais simples do que se pode imaginar, mas requer disposição, disponibilidade e compromisso individual, coletivo e do poder público.
Veja 6 práticas fundamentais para cuidar e preservar os pequenos:
- Garanta um ambiente seguro
Isso inclui proteger as crianças de acidentes domésticos, como quedas e queimaduras, por exemplo. É importante instalar grades nas janelas, cercas de segurança em piscinas, e manter produtos quÃmicos e objetos cortantes fora do alcance das crianças.
- Forneça cuidados básicos
É importante garantir que os pequenos tenham uma alimentação equilibrada, pratiquem esportes, durmam o suficiente e mantenham uma boa higiene pessoal. Tudo isso é fundamental para seu desenvolvimento cognitivo e orgânico.
- Ofereça apoio emocional
As crianças precisam de amor, carinho, escuta atenta e apoio para que possam se desenvolver emocionalmente. É importante que seus sentimentos sejam reconhecidos e validados.
- Proteção contra abuso e negligência
As crianças são extremamente vulneráveis a abuso e negligência, por isso é importante estar atento aos pequenos sinais e jamais duvidar quando a criança afirma ter sido abusada. É dever do adulto – seja ele quem for – proteger o pequeno e fazer as denúncias cabÃveis à s autoridades competentes. Além disso, é vital ensinar à s crianças como se proteger e denunciar situações de abuso ou maus tratos.Â
- Proporcione educação adequada
A educação é fundamental para o desenvolvimento da criança e para sua preparação para a vida adulta. É importante garantir que os pequenos tenham acesso à escola.
- Promova uma cultura de respeito e inclusão
Respeite as diferenças e inclua todas as crianças, independentemente de sua origem, religião, gênero ou neurodivergência. Ensine à s crianças que todos somos diferentes e que isso não é bom, nem ruim; haverá quem precisará de mais ajuda do que outros e que isso não é demérito, nem benefÃcio. Desconstrua e combata conceitos capacitistas. Sempre presuma competência e ensine as crianças a fazer o mesmo.
Lembre-se: o cuidado e a proteção das crianças é um esforço coletivo. Juntos, podemos fazer a diferença na vida dos pequenos.