fbpx
 

5 dicas para uma adaptação escolar mais suave

O ano letivo já começou. Para alguns pequenos será a primeira vez em um ambiente escolar, para outros, depois do período de férias, uma nova adaptação pode ser fazer necessária. Esse é um momento delicado tanto para as crianças quanto para seus cuidadores. Todos sofrem, é verdade, mas é possível passar por esse processo de forma menos dolorosa. 

A seguir, veja 5 dicas para tornar esse momento o mais suave possível.


  • Antecipação é a palavra-chave

Uma semana antes das aulas começarem, fale com pequeno sobre a escola, façam juntos o caminho até ela. Conte que a escola será um espaço para brincar com outras crianças e aprender coisas novas. Deixe que participe da escolha do material escolar, de maneira mediada por você, para que não exceda os gastos.

  • Objeto afetivo

Converse com a escola sobre a possibilidade de o pequeno levar um objeto que faça ele se sentir seguro, pode ser a naninha, uma pelúcia querida ou até mesmo um objeto que lembre a mãe. A ideia é que a criança tenha um pedacinho de casa, que fará com que se sinta segura e acolhida, durante o período em que estará longe do seu espaço familiar.


  • Cumpra as promessas

A semana de adaptação não difere muito de uma escola para a outra. Normalmente, os pais levam seus filhos por pequenos períodos, que vão se estendendo conforme os pequenos vão se acostumando. Durante esse processo, não minta ou vá embora de fininho. Se você disser que estará esperando no parque, faça exatamente isso. 

  • Seja firme, sem perder a ternura

Durante as primeiras semanas de adaptação, seu pequeno poderá ficar mais sensível, afinal, essa é uma grande mudança e é natural que a insegurança, o medo, a frustração e a irritação faça morada e o choro se torne presente. Embora seja difícil ver tudo isso acontecer, pense que aprender a lidar com essas emoções é uma etapa importante do desenvolvimento. Quando o choro aparecer, acolha e valide o sofrimento, mas diga que acredita que ele vai conseguir superar.


  • Prepare seu coração

A despedida na hora da entrada é um dos momentos mais difíceis na vida de uma mãe ou um pai. De fato, essa é uma missão dolorida, mas que é um rito de passagem para todos. Então, respire fundo, não deixe sua criança perceber sua angústia e estimule que se sinta confiante e independente. Se essa tarefa ainda é muito difícil para você, tudo bem, acolha essa dificuldade – que é extremamente legítima – e considere a possibilidade de outra pessoa levar seu filho para a escola por alguns dias. Com o passar do tempo, você estará mais tranquila para assumir essa função.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT