fbpx
 

10 frases que jamais devem ser ditas às crianças

Palavras têm o poder de moldar a realidade das crianças e impactar de forma negativa ou positiva seu desenvolvimento. Esteja atento ao que diz!

A infância é uma fase sensível e fundamental na formação de uma pessoa. As palavras ditas nesse período podem moldar o seu mundo e impactar de forma profunda sua autoestima, autoconfiança e desenvolvimento emocional. Portanto, é vital que pais, educadores e cuidadores sejam conscientes do que dizem. Ao evitar frases que desconsideram seus sentimentos e individualidade, podemos ajudá-las a crescer emocionalmente saudáveis e confiantes.

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos 10 frases que não devem ser ditas aos pequenos, mas lembre-se: se você já falou alguma delas, sempre é tempo de rever conceitos e estabelecer uma nova dinâmica de diálogo, com respeito e afeto.

“Pare de chorar agora” ou “engole esse choro”

Essa frase ensina às crianças que demonstrar emoções é errado. Em vez disso, devemos encorajar a expressão emocional saudável. Inclusive, meninos e homens podem – e devem! -chorar, sim.

 

“Você é sempre tão desastrado!”

Rotular a criança como desastrada pode minar sua autoestima e torná-la mais propensa a evitar desafios. Em vez disso, elogie seus esforços e ajude-a a aprender com os erros.

 

“Por que você não é como o seu irmão/irmã?”

Comparar irmãos pode criar rivalidades e sentimentos de inferioridade. Cada criança é única e é importante valorizar suas características individuais.

 

“Você é muito novo para entender.”

Subestimar a capacidade das crianças de compreender pode inibir seu desenvolvimento intelectual. Explique as coisas de forma apropriada à idade delas e estimule seu aprendizado.

“Seja um bom menino/menina e faça isso.”

Associar bondade a comportamentos específicos pode levar a uma mentalidade de obediência cega. Em vez disso, ensine valores de forma mais aberta e ensine o conceito de colaboração e pertencimento.

 

“Fique quieto e pare de incomodar.”

Silenciar as crianças constantemente pode fazer com que elas sintam que suas opiniões e necessidades não são importantes. Em vez disso, encoraje a comunicação e ensine os pequenos a se expressarem de maneira respeitosa.

“Você nunca vai conseguir isso.”

Dizer a uma criança que ela nunca terá sucesso pode minar sua confiança e desmotivá-la. Em vez disso, forneça apoio e encorajamento, incentivando-a a perseguir seus objetivos.

 

“Você é tão gordo/magro.”

Comentários sobre o peso da criança podem causar complexos de imagem e distúrbios alimentares. É fundamental promover uma imagem corporal positiva e ensinar a importância da saúde, não do peso.

 

“Não exagere! Não foi tão ruim assim.”

Mentir na tentativa de tornar algo menos desagradável, compromete a relação de confiança entre vocês. Seja sincero e diga que a vacina vai doer um pouco, mas que é importante para a saúde, por exemplo. Isso também vale para medicamentos com gosto ruim, mas que são necessários. Sem falar nos machucados, dói ralar o joelho, sim. Se a dor não dói em você, não minimize. Respeite e acolha os sentimentos do seu filho.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT