Mais um ano termina com a sensação de dever cumprido no universo da literatura infantil. Vem com a gente comemorar os feitos desse ano!
Chega essa época do ano e, por mais que a gente resista, não tem jeito, começamos a cantarolar: “então é Natal, e o que você fez?”…
Puxa, a gente fez um tantão de coisas muito legais por aqui e que não fariam o menor sentido se não pudéssemos dividir com vocês, afinal, é para levar literatura de qualidade para as crianças que existimos.
Não importa se você chegou agora ou se sempre esteve por aqui. Acomode-se e venha comemorar com a gente nossos melhores momento de 2023, porque já estamos nos preparando para fazer ainda melhor em 2024!
Lançamentos
Janeiro: inauguramos o ano com a chegada de Dia de Lua, de Renato Moriconi, que conta a história da Lua, que aparece no céu antes da hora, quando o Sol ainda estava por lá. E então, vai se divertir com elementos do céu e da terra, como a zebra, um pescador, um arco-íris. Mas ninguém olha muito para ela durante o dia, até que a Lua finalmente consegue chamar a atenção de todos, num final surpreendente.
Maio: Verde, de Meritxell Martí e Xavier Salomó, traz uma lagarta comilona que aparece na primeira dupla, olhando para o leitor e comendo uns matinhos do canto da página. Em seguida, no virar de páginas, vimos o maço de couve que a lagarta come. E assim segue, numa brincadeira de uma palavra acompanhada da narrativa visual que contam essa história, que tem espaço para bruxas, para Pé de feijão, monstros e muita risada, dialogando com os pequenos e grandes leitores.
Outubro: no mês das crianças, lançamos o Box Coleção Bia e o Elefante, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes, com todos os livros da duplinha “Bia e o Elefante”. Perfeito para presente, traz a segunda edição do livro “Piquenique”, com nova capa. Sucesso absoluto entre os bebês, essa trilogia dialoga com o cotidiano dos pequenos, trazendo situações como frustração, brincadeiras, alimentação, hora de dormir e várias outras que abrem possibilidades para dialogar com os bebês.
Novembro: quase no apagar das luzes do ano, chega Eu Primeiro, da premiada escritora Lúcia Hiratsuka, que em seu livro de estreia para os bebês traz a história de três crianças em um dia na natureza: um menino maior, um médio e uma menina pequena. Numa brincadeira para ver quem chega primeiro, a narrativa traz uma relação com o tempo, com o brincar, o apreciar e as relações de afeto. Um livro para ler em família.
Prêmios
30 MELHORES REVISTA CRESCER 2023: faz 18 anos que a lista dos 30 melhores livros infantis do Ano, feita pela revista CRESCER, elege produções lançadas no ano anterior. Com a colaboração de 53 jurados, profissionais engajados da área do livro e das infâncias, títulos são analisados tanto por seu conteúdo quanto sua forma. Em 2023, mais uma vez, entramos para a lista e os livros premiados foram:
O que o crocodilo diz no parque?, de Eva Montanari
Tem alguém em casa?, de Aline Abreu
Amarelo, de Meritxell Martí e Xavier Salomó
Boa noite (Coleção Bia e o Elefante), de Carolina Moreyra e Odilon Moraes
49ª Seleção Anual – Prêmio FNLIJ 2023: a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil é a Seção Brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY (IBBY Brasil). Como uma organização não-governamental com status oficial na UNESCO e no UNICEF, o IBBY tem um papel de formulação de políticas como defensor dos livros infantis. Anualmente, a FNLIJ premia livros considerados de melhor qualidade em algumas categorias.
Em 2023, a Jujuba recebeu o selo Altamente Recomendável FNLIJ Categoria Criança com os livros: Boa noite (Coleção Bia e o Elefante), de Carolina Moreyra e Odilon Moraes e Tem alguém em casa?, de Aline Abreu. Também fomos premiados com o selo Altamente Recomendável FNLIJ Categoria Tradução Adaptação Criança com o livro O que o crocodilo diz no parque?, de Eva Montanari.
Podemos dizer que 2023 foi um ano bom de se viver. Como tudo na vida, também enfrentamos momentos desafiadores, mas, valeu a pena, mais uma vez. Obrigada por acreditarem na gente e no nosso trabalho. Aqui, seguimos firmes, fortes e confiantes nas infâncias e na literatura. E já estamos olhando para 2024 com animação e preparando novidades. Esperamos ter você com a gente!