fbpx
 

10 livros infantis sobre mulheres que mudaram a história

Livros para ensinar crianças sobre a importância e o impacto das mulheres na história

O mundo está repleto de mulheres fortes e corajosas que superaram desafios e fizeram mudanças significativas em suas comunidades e na história. Sempre bom reforçar que o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, vai muito além de comemorações comerciais: estamos falando de luta e resistência. 

Para que as garotas sejam valorizadas desde cedo, é fundamental que aprendam que podem ser e fazerem o que quiserem e nada melhor do que a literatura para transmitir essa mensagem, afinal, as histórias nos ajudam tanto a contar quanto a entender temas complexos, além de proporcionar identificação.

Por isso, se você está procurando por livros infantis que contam histórias inspiradoras de mulheres, confira nossa lista para inspirar meninos e meninas!


  • “Malala, a menina que queria ir para a escola” de Adriana Carranca

Este livro conta a história de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que lutou pelo direito das meninas à educação e se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

  • “Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes”, de Elena Favilli e Francesca Cavallo

A obra reúne pequenas narrativas na forma de fábulas que descrevem os grandes feitos de 100 mulheres de diferentes épocas da nossa história. 

  • “As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo”, de Rachel Ignotofsky

Neste título, as crianças conhecem, por meio de ilustrações encantadoras, a história de profissionais do sexo feminino que contribuíram para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática. Mulheres do mundo antigo até o contemporâneo, que abriram o caminho para a próxima geração feminina na área de Exatas.  


  • “Diferente como Chanel”, de Clo Orozco

Para as crianças conhecerem a biografia da estilista francesa transgressora, que inovou em uma época em que, para estar na moda, as mulheres precisavam de muito luxo. 

  • “Carmen: A Grande Pequena Notável”, de Heloísa Seixas, Julia Romeu e Graça Lima 

Carmen Miranda está até hoje entre as maiores representantes da identidade brasileira no exterior. Poucos brasileiros, porém, conhecem sua importância no cenário nacional, bem como sua trajetória. Este livro traz sua biografia em uma linguagem perfeita para o público infantil.  

  • “Grandes mulheres que mudaram o mundo”, de Kate Pankhurst 

Aqui as crianças poderam conhecer os feitos de figuras femininas como a cientista Marie Curie, responsável pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio, e a compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.


  • “Tudo sobre Anne”, de Menno Metselaar e Huck Scarry

O livro traz perguntas de crianças após visitar a Casa de Anne Frank, na Holanda, museu dedicado a preservar a história da menina de 15 anos que eternizou em seu diário a violência do Holocausto. Esta espécie de almanaque ilustrado conta aos pequenos não só a biografia de Anne, mas também sobre a Segunda Guerra Mundial, o contexto de ascensão do nazismo e a trajetória do antissemitismo até culminar no Holocausto. 

  • “Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença: o chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta”, de Jeanette Winter

Escrito e ilustrado por Jeanette Winter, uma artista americana premiada, este livro apresenta aos pequenos leitores a vida e luta de Greta, uma criança como qualquer outra, mas que resolveu ser ouvida e fazer a diferença para mudar o mundo.

  • “As lendas de Dandara”, de Jarid Arraes

Este livro é sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, que foi a companheira de Zumbi dos Palmares e grande guerreira lutando ao seu lado pela conquista da liberdade e dignidade para si e para seu povo escravizado pelos senhores de engenho. Enquanto sabemos muito sobre a história de Zumbi, a de Dandara foi omitida. Esta obra se propõe dar o espaço merecido a essa grande mulher da História. Embora seja uma leitura destinada ao público adolescente, o título pode ser lido para crianças com a mediação de um adulto.

  • Coleção Antiprincesas, de Nádia Fink 

A vida real está cheia de mulheres que provaram que não precisam ser salvas por nenhum príncipe e essa coleção conta a trajetória de algumas delas, como Frida Kahlo, Violeta Parra e Clarice Lispector.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT