Enriqueça a rotina do bebê com atividades que estimulam o desenvolvimento físico, cognitivo e sensorial, além de garantir sorrisos e diversão
Brincar é a maneira natural de os bebês explorarem o mundo à sua volta. É por meio das brincadeiras que eles não apenas se divertem, mas também desenvolvem uma série de habilidades essenciais para o seu crescimento físico, cognitivo, emocional e social.
Pensando nisso, apresentamos 10 ideias de brincadeiras para você se divertir e estimular seu pequeno em casa. Vamos nessa?
- Cama de gato: transforme uma área da casa em um circuito usando fios de lã esticados, para que os bebês possam se arrastar ou engatinhar através dos obstáculos. Além de divertido, essa brincadeira ajuda os pequenos a desenvolverem a coordenação motora.
- Plástico bolha divertido: espalhe folhas de plástico bolha pelo chão para que o bebê engatinhe sobre elas. O estouro das bolhas oferece uma experiência auditiva e tátil única, que estimula os sentidos.
- Bambolê sensorial: pendure um bambolê decorado com fitas coloridas de diferentes texturas e incentive o bebê a tocá-lo. Essa brincadeira é excelente para estimular a coordenação olho-mão e a percepção visual.
- Caça ao tesouro tátil: encha uma caixa com objetos de diferentes texturas, formas e tamanhos. Deixe o bebê explorar com as mãos, promovendo a descoberta sensorial e a curiosidade.
- Sombras: em um ambiente escuro, use uma lanterna para criar sombras e movimentos nas paredes. Essa atividade estimula a curiosidade e a capacidade de acompanhar objetos que se movem.
- Bolhas de sabão: não há nada mais simples do que soprar bolhas de sabão, porém, para os bebês, essa é uma brincadeira encantadora e divertida que, além de tudo, estimula a coordenação visomotora, afinal, a tentativa de pegar as bolhas envolve a percepção visual e coordenação olho-mão.
- Esconde-esconde: com a ajuda de uma fralda ou de suas próprias mãos, esconda seu rosto por alguns segundos e depois revele-se com um “achou!”. Essa brincadeira ajuda a ensinar o conceito de permanência.
- Caça ao tesouro sonoro: encha garrafinhas plásticas com diferentes itens que fazem sons, como arroz, feijão, pequenos guizos e pedaços de papel alumínio amassado. Feche as garrafinhas de forma segura e deixe o bebê explorar os sons que cada uma faz ao ser sacudida. Você pode ajudar guiando as mãozinhas do bebê ou sacudindo próximo a ele, incentivando a sua percepção auditiva.
- Passeio por texturas: crie um pequeno circuito na sala com diferentes materiais para o bebê explorar engatinhando. Use itens como tapetes de yoga, almofadas de diferentes tecidos, um pedaço de grama artificial, e folhas de papel de lixa suave. Este circuito sensorial incentiva a exploração tátil e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e no reconhecimento de diferentes texturas pelo tato.
- Brinquedo em movimento: com o bebê deitado, mova um brinquedo colorido lentamente de um lado para o outro, incentivando-o a seguir com o olhar. Isso ajuda no desenvolvimento de suas habilidades visuais, além de promover deliciosas risadinhas.