fbpx
 

Você sabe o que é memória auditiva?

Descubra o que é memória auditiva e aprenda como potencializar essa habilidade nas crianças

A memória auditiva é um processo cognitivo muito importante e se refere à habilidade de lembrar e entender informações que são recebidas por meio dos sons, ou seja, é a nossa capacidade de aprender ouvindo.

Para as crianças, desenvolver uma boa memória auditiva é fundamental, pois isso influencia diretamente em sua capacidade de seguir instruções, na compreensão da fala, na leitura, na escrita e na interação social.

A memória auditiva funciona da seguinte forma:

Percepção auditiva: inicialmente, o som é percebido pelos ouvidos e convertido em sinais elétricos que são enviados ao cérebro.

Codificação da informação: em seguida, o cérebro processa esses sinais, codificando-os em informações que podem ser compreendidas. Esta etapa envolve a compreensão do que foi ouvido, seja linguagem, música ou outros sons.

Armazenamento: após a codificação, essas informações podem ser armazenadas na memória de curto prazo ou, eventualmente, transferidas para a memória de longo prazo, onde podem ser acessadas posteriormente.

Recuperação: quando necessário, o cérebro recupera essas informações da memória, permitindo que a pessoa lembre o que foi ouvido.

Crianças que possuem dificuldades com a memória auditiva, geralmente, escutam bem, mas podem ter dificuldades para formar palavras e lembrar de informações, como esquecer o que acabou de ler, por exemplo. Além disso, também podem ter problemas para entender e juntar os sons das letras.

A memória auditiva tem um papel fundamental na alfabetização, porque ajuda no desenvolvimento da leitura, escrita, ortografia e até matemática. Por isso, ajudar as crianças a melhorarem essa habilidade é muito importante, para que elas aprendam a ler e escrever.

Para ajudar nessa tarefa, selecionamos 7 dicas de como estimular a memória auditiva nos pequenos. Dá uma olhada!

  1. Jogos de memória auditiva: brincadeiras simples como “Eu vou a um piquenique e vou levar…”, em que cada jogador adiciona um item à lista e repete os anteriores. Outra opção é incentivar a criança a reconhecer e criar rimas, ou repetir batidas e ritmos.
  2. Leitura: leia regularmente para os pequenos, fazendo pausas para perguntar detalhes sobre a história. Também vale pedir à criança para contar uma história ou recontar algo que ouviu.
  3. Sons: peça para a criança fechar os olhos e faça um barulho – pode ser com uma folha de papel, um chocalho, um zíper, um apito, o importante é ter sons diferentes. Em seguida, peça para adivinhar qual objeto fez aquele som. Depois, crie uma sequência de sons diferentes e peça para a criança identificá-los e dizer a ordem em que foram feitos. Comece com dois sons e, gradualmente, aumente a quantidade. Palmas e assovios também valem.
  4. Palavra inventada: comece a brincadeira criando uma palavra engraçada e peça para os pequenos repetirem. Esta atividade foca não só a memória auditiva, mas também na atenção e na imaginação, porque para conseguir repetir a palavra maluca, a criança precisará ouvir com muita atenção.
  5. Música: aulas de música ou atividades musicais em grupo, onde as crianças aprendem canções e as repetem são muito boas para o treino de memória auditiva. Brincar com os pequenos de identificar e lembrar músicas ou instrumentos também são super válidos.
  6. Dia a dia: estimule a criança a dar recados ou transmitir informações. Essa ação reforça a necessidade de atenção e memorização dos pequenos.
  7. Perguntas e respostas: outra ideia bacana é brincar de perguntas e respostas, porque essa atividade estimula a memória e a escuta. Vale tanto inventar quanto utilizar de jogos já existentes no mercado e que possuem essa intenção.
Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT