fbpx
 

Um livro para celebrar os clássicos

Na história, a premiada escritora e ilustradora celebra com as crianças os clássicos da literatura mundial, e o poder das histórias passadas de geração em geração

Para onde vão os heróis e as heroínas das histórias quando fechamos um livro? Se algum dia o leitor já fez a si mesmo essa pergunta, vai ter muito o que descobrir aqui.

O livro conta a história de uma senhora cega que vive no alto de uma colina, e é conhecida por ter os “ouvidos mais delicados da cidade”. Todas as noites, ela prepara deliciosos jantares para receber convidados ilustres vindos dos mais remotos lugares, com a barriga grudada no fogão e os olhos encostados na porta para adivinhar quem chega. Mas a senhora Olga e suas refeições de gala parecem guardar um segredo, que o leitor só vai descobrir se chegar até o fim da história.

Os convidados de senhora Olga, de Eva Montanari. Compre na loja da Jujuba

Em uma narrativa imersa em fantasia, o leitor vai conhecendo um a um os viajantes que passam por ali, e de repente percebe familiaridade com muitos deles. A baleia de Pinóquio, o Homem de Lata do Mágico de Oz, a barata gigante de Kafka e diversos outros personagens míticos da ficção. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, eles não estão em seu contexto de sempre, e parecem todos ocupados em outras aventuras. Nessa mistura de realidade e imaginação, a autora conduz os pequenos leitor por uma jornada de celebração da literatura mundial. 

As ilustrações, oníricas e sensoriais, conduzem para um exercício de percepção de cada detalhe que vem junto com cada convidado. Tem um barão que vive em cima de uma árvore e não desce de lá nem mesmo para comer, um jovem esguio que devora tudo o que tem na cozinha e engorda somente em sua imagem no porta-retrato, e um cavaleiro desconfiado que passa o jantar inteiro tentando combater gigantes no ventilador. Será que eles também são famosos? De onde vieram? Assim como o personagem de Ítalo Calvino, também o leitor aqui deve tomar perspectiva para responder a essas perguntas, afinal, “aquele que pretende observar bem a terra deve manter a necessária distância”.

No final do livro, o leitor tem uma surpresa, e descobre quem é afinal que traz todos esses personagens fantásticos e inusitados para a casa da senhora Olga. O leitor mais atento e curioso terá um estalo – de imaginação ou de realidade? É aí que a história recomeça – outra e outra, e mais outra vez.

 

Sobre a autora

Eva Montanari mora em Rimini, Itália. Ela se formou pela Escola de Design de Millão (IED) e começou a ilustrar livros infantis quando ainda era estudante. Hoje, seus livros já foram traduzidos para diversos países, como Portugal, Coreia, Argentina e Finlândia. Seu trabalho já foi selecionado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha e pela Sociedade de Ilustradores de Nova Iork. Da mesma autora, a Jujuba Editora também publicou “Hoje”, lançado em 2015, ano em que o livro ganhou o Prêmio 30 Melhores Livros do Ano da Revista Crescer. Convidados da Senhora Olga recebeu o Prêmio da Cátedra da Unesco e recebeu o Prêmio 30 Melhores Livros do Ano da Revista Crescer.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT