fbpx
 

Como lidar com as crianças sobre medo e solidão?

Nomear o medo pode ser o primeiro passo para superá-lo, não é mesmo? O premiado “A princesinha medrosa”, de Odilon Moraes, traz uma narrativa sobre a fragilidade human e dá às famílias, cuidadores, professores e mediadores de leitura uma brecha de diálogo sobre este tabu social: o medo.

Afinal, quem tem medo é covarde? Quem é corajoso já nasce assim? A partir da narrativa de uma autoritária princesa que finge não ter medo de nada e quevive mandando em todo mundo, o livro refletesobre aconstrução da identidade e atrajetória da coragem, que deve nascer sempre de dentro para fora, e nunca o contrário, como é comum o adulto impor à criança.

No livro, a princesinha usa toda a sua soberania para tentar curar os seus maiores medos: ordena que as luzes do reino fiquem todas acesas –até durante a noite –, e exige que todos os seus súditos venham dormir dentro do seu quarto só para não ter que ficar sozinha. Até que de um medo vai nascendo outro, e outro, e mais outro, e a princesinha já não consegue mais dormir naquele lugar onde ninguém mais consegue saber se é dia ou noite. Então, ela conhece um garoto que ensina a ela uma lição valiosa: dentro de todo medo pode ter uma coragem muito grande. Com isso, a história faz pensar que o medo é muito menos uma construção social do que um sentimento inevitável e inerente ao ser humano.

Odilon Moraes, cuja obra tem como forte característica o trato delicado a assuntos considerados difíceis, como morte, separação e violência, questiona nestahistória o próprio papel da literatura como ferramenta de aproximação da realidade.

Ao mostrar a faceta mais vulnerável e humana da personagem principal –que aqui simboliza a nobreza e o poderpretensamente inatingíveis–, Odilon faz lembrar que o medo é um dos únicos denominadores comuns do ser humano.Assim, o leitor percebe que, em terra de corajosos invictos, quem assume seumedo é rei. Afinal, somos todos iguais naquilo que tememos. Não é à toa que o verso escolhido para a epígrafe do livro, de autoria do poeta francês René Char, fala justamente sobre isso: “É favor das estrelas nos convidar a falar, nos mostrar que não estamos a sós”.

A princesinha medrosa, de Odilon Moraes. Compre na loja da Jujuba.

Uma das grandes obras-primas da literatura infantojuvenil contemporânea, “A Princesinha Medrosa” foi contemplado com o Prêmio de Melhor Livro para Crianças, concedido pela FNLIJ. Por sua sutileza e lirismo incomparáveis, típicos dos livros de Odilon Moraes, é uma obra que já ganhou o status de clássico.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT