Com temas do universo da polÃtica, saúde e educação, esses periódicos oferecem a possibilidade de os pequenos exercitarem uma visão crÃtica sobre o mundo
São vários os benefÃcios que os jornais informativos para crianças e adolescentes possuem, mas um dos principais talvez seja sua contribuição significativa para o desenvolvimento dos pequenos em cidadãos.
Ao abordar as notÃcias de âmbitos relevantes para a sociedade, em uma linguagem que os pequenos alcançam, esses periódicos jogam luz sobre a compreensão de temas complexos como desigualdade e racismo, por exemplo, e proporcionam que as crianças discutam sem amarras sobre tudo o que acontece no mundo.
Abaixo, selecionamos 3 jornais informativos para os pequenos. Veja só:
Jornal Joca: é o primeiro e o maior jornal do Brasil voltado para crianças e jovens. Inspirado em outros informativos voltados para esse público, que circulam na Europa e nos Estados Unidos, o Joca carrega a crença no poder transformador dos jovens bem-informados. Está disponÃvel em versão impressa e digital. O impresso é veiculado a cada 15 dias, ao longo dos meses letivos do calendário escolar.
Acesse aqui.
Ciência hoje das crianças: é a primeira revista brasileira sobre ciência voltada especificamente para crianças. Sob responsabilidade do Instituto Ciência Hoje, o periódico tem o objetivo de despertar a curiosidade dos pequenos em relação à ciências.
Acesse aqui.
Tino Econômico: esse jornal é voltado para o público jovem e adolescente e sua proposta é estimular o interesse pela economia e promover a educação financeira no paÃs. O TINO aborda os impactos econômicos e financeiros dos principais fatos do Brasil e do mundo de uma maneira adequada à idade e ao público do jornal informativo.
Acesse aqui.