fbpx
 

Descubra os benefícios da leitura em família

A prática da leitura compartilhada fortalece os laços familiares e estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças 

Você sabia que se envolver ativamente na leitura com os pequenos, desde cedo, proporciona um ambiente rico em estímulos intelectuais e emocionais que contribuem para um crescimento saudável e afetuoso?

A leitura em família é uma atividade que promove a interação e a proximidade entre pais e filhos. Sentar-se juntos para ler e discutir um livro cria momentos de conexão, que fortalecem os laços afetivos e criam memórias duradouras. Além disso, frequentemente, as histórias abordam temas como amizade, compaixão, respeito e resolução de conflitos, assim, ao compartilhar essas narrativas em família, os pais têm a oportunidade de discutir seus valores com os pequenos e ensinar sobre empatia, ética, política e senso de coletividade.

E os benefícios da leitura compartilhada não param por aí. Essa também é uma maneira eficaz de expor as crianças a uma variedade de palavras, estruturas linguísticas e expressões. Isso enriquece seu vocabulário, aumenta sua compreensão da linguagem e melhora suas habilidades de comunicação.

Quando os pais demonstram prazer pela leitura, isso influencia positivamente a relação das crianças com os livros. A leitura em família incentiva os pequenos a procurarem essa atividade de forma independente.

Para estimular o hábito de leitura desde cedo, selecionamos 5 dicas importantes:

  1. Quanto antes, melhor: não importa a idade da sua criança, leia em voz alta para ela. Inclusive, isso vale para os bebês desde a barriga!

  2. Crie um espaço e estabeleça rotinas: tenha um cantinho confortável para a leitura em casa, com almofadas, cobertores e uma boa iluminação. Lembre-se de reservar um momento do dia para a leitura em família, a consistência ajuda a criar uma expectativa positiva para esse momento.

  3. Diversidade: ofereça uma variedade de gêneros literários para expandir os horizontes da criança e permitir que ela descubra suas preferências.

  4. Oportunize o acesso: deixe os livros na altura das crianças, para que elas possam pegá-los livremente. Inclusive, desprenda-se da ideia de que livro é sagrado, deixe os pequenos manipularem e interagirem com esse objeto. Livro é para ser consumido em sua totalidade.

  5. Visite bibliotecas e livrarias: leve os miúdos às bibliotecas e livrarias, permitindo que eles explorem diferentes tipos de livros e espaços de leitura.
Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT