fbpx
 

5 dicas para introduzir momentos de leitura com os pequenos

Para que a leitura se torne um hábito, é preciso que ela seja parte da rotina da família. Mas, de forma alguma, isso deve ser encarado como algo rígido ou penoso. Pelo contrário.

O momento da leitura deve acontecer de forma divertida e leve, assim como qualquer brincadeira. As crianças aprendem brincando porque o brincar é o fazer delas. É nesse lugar que a literatura tem que estar também.

Por isso, dedique-se a oferecer a leitura de forma espontânea, favorecendo que a criança experimente o mundo e faça descobertas. Isso pode ser feito em qualquer hora e local, desde que todo mundo – adultos e crianças – esteja confortável e disponível para a experiência.

Essas 5 dicas vão te ajudar a introduzir momentos de leitura com os pequenos:

  1. Livros ao alcance das mãos: as crianças precisam ter fácil acesso e boa visualização dos títulos, para que possam pegá-los sempre que quiserem. Procure conhecer alguns autores e ilustradores, e mostre livros com diferentes capas, modelos e tamanhos.
  2. Literatura variada: não se apegue a uma única forma de narrativa, apresente aos pequenos diferentes temas e gêneros, como contos, fábulas e poesias. Juntos, descubram qual tipo de leitura mais agrada a vocês e deixe que a própria criança escolha as histórias que vai ouvir.
  3. Apresente suas escolhas, mas deixe as crianças escolherem também: sabe quando escolhemos aquele livro que amamos para apresentar e na hora a criança não quer lê-lo? Segure a frustração e deixe seu filho escolher a leitura. Uma forma também de conseguir introduzir outras leituras é você escolher um e ele outro. Assim a criança vai criando repertório, mas também afirmando seus gostos e desejos.
  4. Leia sem amarras: fazer vozes e interpretar os personagens é bacana, mas se essa não é sua praia, tudo bem. Uma das riquezas da literatura é justamente estimular a imaginação e permitir que a criança brinque com seus pensamentos, com liberdade e autonomia. E para que isso aconteça de forma mais livre ainda, deixe a criança explorar o livro. Ainda, vale escutar a história no colo, em pé, deitada… o importante é que ela esteja confortável e você também! Afinal, a leitura é feita a dois!
  5. Crie memórias afetivas: ler não tem que ser obrigação, nem para o adulto nem para a criança. Esse momento também deve ser um espaço para o carinho, a conversa, a aproximação. Por isso, não se apegue a regras – nem mesmo a essas dicas, esteja livre para criar suas próprias!
Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT