Mães, em diferentes fases da vida materna, ao se unirem, podem criar uma poderosa rede que acolhe e afasta a culpa
A maternidade é cheia de desafios e descobertas. Para muitas mães, especialmente as de primeira viagem, a pressão em busca da perfeição pode ser enorme e esse é o primeiro passo para a culpa bater. Aquele sentimento de “será que estou fazendo certo?” pode ser avassalador. Nesse contexto, a união entre mães novatas e experientes é muito importante para que uma maternidade mais leve e acolhedora possa surgir.
Mães mais experientes já passaram por várias fases da criação dos filhos e têm muito conhecimento para compartilhar. Elas entendem que cada criança é única e que não existe uma forma certa de ser mãe, portanto, quando elas dividem suas histórias e experiências, mostram para as mães de primeira viagem que errar faz parte do processo e que isso não diminui o amor e o cuidado com os filhos. Em contrapartida, as recém-mães trazem uma energia nova e um entusiasmo que podem renovar o olhar daquelas que já estão nessa lida do maternar há algum tempo. Elas estão descobrindo tudo pela primeira vez e, muitas vezes, oferecem novas ideias e abordagens para o dia a dia com os filhos. NO fim do dia, essa troca de vivências cria um equilíbrio importante, em que todas se ajudam e aprendem juntas.
Rede de apoio que vale ouro
Quando mães de diferentes fases da vida se conectam, formam uma rede de apoio baseada na empatia e no respeito. Essa rede é essencial para combater a solidão e o isolamento que muitas mães sentem, além de ajudar a combater a culpa materna, que é um sentimento muito comum e presente em todas as mães, independente da fase em que se encontram.
Participar de grupos de apoio, encontros e comunidades online são ótimas formas de criar essas conexões. Nessas redes, as mães podem compartilhar preocupações, celebrar conquistas e encontrar conselhos úteis. Esse espaço de diálogo aberto e honesto, em que as mães podem falar sobre seus medos e frustrações sem serem julgadas é fundamental para uma maternidade mais saudável.
A união entre mães de primeira viagem e aquelas que já estão nessa jornada há algum tempo, portanto, é uma ferramenta poderosa para construir uma maternidade sem culpa e uma rede de acolhimento que beneficia a todas as mulheres-mães. Juntas, mães de todas as fases da maternidade podem transformar desafios em aprendizados e criar laços que durarão por toda a vida.