Descubra como transformar a curiosidade das crianças em aprendizado divertido, sem precisar de equipamentos mirabolantes
Explorar a ciência com as crianças é uma maneira incrível de estimular a curiosidade, a criatividade e o raciocínio lógico. E a boa notícia é que não é preciso ter um laboratório em casa para despertar esse interesse: basta usar materiais simples que já fazem parte do dia a dia. Inclusive, ao transformar a cozinha ou a sala em um espaço de descobertas, os pequenos aprendem brincando e entendem que a ciência está presente em tudo ao seu redor.
A seguir, você confere cinco experiências fáceis, seguras e divertidas para fazer com as crianças.
1. O vulcão de bicarbonato e vinagre
Materiais: um copo ou pote, bicarbonato de sódio, vinagre, corante alimentício (opcional) e detergente.
Como fazer: coloque duas colheres de bicarbonato dentro do copo. Acrescente algumas gotas de corante e um pouquinho de detergente. Depois, despeje o vinagre e veja a reação borbulhante imitar a erupção de um vulcão.
O que aprender: as crianças descobrem a reação entre ácido (vinagre) e base (bicarbonato), que libera gás carbônico.
2. O copo que faz arco-íris
Materiais: água, açúcar, corantes alimentícios e copos transparentes.
Como fazer: em diferentes copos, misture água com quantidades variadas de açúcar (um pouco em um, mais em outro e bastante em outro). Adicione corantes de cores diferentes. Depois, com cuidado, despeje as soluções em um copo maior, sempre colocando primeiro a que tem mais açúcar, depois a intermediária e por último a com menos. As camadas vão se formar como um arco-íris.
O que aprender: a experiência mostra a diferença de densidade entre os líquidos.

3. O balão que enche sozinho
Materiais: uma garrafa plástica pequena, um funil, um balão, bicarbonato de sódio e vinagre.
Como fazer: coloque vinagre dentro da garrafa. Em seguida, com a ajuda de um funil, encha o balão com bicarbonato. Prenda o balão na boca da garrafa sem deixar o pó cair ainda. Quando estiver bem preso, levante o balão para o bicarbonato cair dentro da garrafa. Você vai ver que o balão começa a encher sozinho!
O que aprender: é o mesmo princípio da reação do vulcão, mas aqui a liberação do gás carbônico é usada para inflar o balão.
4. Água que caminha sozinha
Materiais: 3 copos, água, corantes alimentícios e papel toalha.
Como fazer: coloque água em dois copos e adicione corantes diferentes em cada um. Deixe um copo vazio entre eles. Coloque tiras de papel toalha ligando os copos com água ao copo vazio. Depois de alguns minutos, a água “caminha” pelo papel toalha e se mistura no copo vazio, formando uma nova cor.
O que aprender: as crianças vêem o fenômeno da capilaridade, que explica como plantas absorvem água pelo caule, por exemplo.

5. O ovo que pula na água salgada
Materiais: dois copos, água, sal e dois ovos cru.
Como fazer: encha um copo apenas com água e coloque um ovo (você verá que ele irá afundar). Em outro copo, coloque bastante sal na água e misture bem. Depois, coloque um ovo lá dentro e veja como ele bóia!
O que aprender: o sal aumenta a densidade da água, o que faz as coisas flutuarem.
Além de garantir momentos de diversão em família, essas experiências despertam o interesse natural das crianças pela ciência, ajudam a desenvolver a paciência e a observação e mostram que aprender pode ser muito prazeroso. Entre nesse universo de diversão e descoberta com os pequenos!