fbpx
 

7 livros para falar sobre emoções no começo do ano

Histórias que ajudam as crianças a nomear sentimentos, lidar com mudanças e começar o novo ciclo com mais segurança

O começo do ano sempre traz uma mistura intensa de expectativas. As crianças sentem tudo isso de forma ainda mais ampliada: a volta da rotina que foi quebrada com as férias, a adaptação na escola, a saudade das férias, a ansiedade pelo novo professor, o medo de não conhecer ninguém ou até a alegria de reencontrar os amigos – sem contar na própria transformação interna dos pequenos, que crescem ano após ano. Em meio a tantas emoções, os livros infantis se tornam aliados preciosos, pois ajudam a acolher sentimentos, criar linguagem emocional, abrir conversas importantes e oferecer conforto.

Para tornar essa travessia mais doce, preparamos uma seleção de sete títulos que conversam diretamente com o universo emocional das crianças, incluindo obras delicadas e poéticas que trabalham medo, autoestima, vulnerabilidade e coragem. São histórias que abraçam e ajudam as famílias a caminhar junto das crianças.

O monstro das cores, de Anna Llenas

Um clássico para quando tudo está “misturado demais”. O Monstro acorda confuso, sem entender o que sente, e precisa organizar as emoções. Será que ele vai conseguir colocar em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma? E como será que ele vai fazer isso? Entre as riquezas desse livro estão as ilustrações vibrantes, que tornam cada sentimento visualmente compreensível para os pequenos. Uma forma lúdica de abrir conversas sobre ansiedade, cansaço ou alegria.

A princesinha medrosa, de Odilon Moraes

Esta narrativa sensível acompanha uma princesinha que tem medo de absolutamente tudo, até que um dia ela aprende a lidar com suas inseguranças, descobrindo sua própria força. Com ilustrações cativantes e um enredo que toca leitores de todas as idades, A Princesinha Medrosa é uma leitura perfeita para ajudar as crianças a lidarem com desafios emocionais. Odilon Moraes trata o medo com poesia e respeito, mostrando que ele faz parte do crescimento.

A raiva, de Blandina Franco e José Carlos Lollo

Com humor e sensibilidade, o livro mostra que a raiva existe, acontece com todo mundo e tem diferentes formas de se expressar e de passar. Com muito bom humor e belíssimas ilustrações – que ajuda a criança a se reconhecer e a rir um pouco de si mesma – os autores mostram como um sentimento pode crescer e tomar conta de cada um.

Menina amarrotada, de Aline Abreu

A menina morava do lado de lá. E lá havia tudo o que ela mais gostava: biscoito, balanço e abraço de pai. Mas o pai um dia viajou pra longe e a menina começou a amarrotar. Por dentro, por fora, o aperto só aumentava. Mas um quentinho chega, para mostrar que tudo pode ser diferente. O livro traz a transformação desse amor, deixando para o leitor o fechamento da narrativa.

A menina que nunca errava, de Mark Pett e Gary Rubinstein

Beatriz é perfeita em tudo. Até que um dia deixa de ser. O livro cria um espaço seguro para conversar com as crianças sobre o medo de errar, autocobrança, expectativas e a importância de aprender com as falhas.

Adivinha quanto eu te amo, de Sam McBratney

Um coelhinho se esforça para encontrar palavras e gestos grandes o suficiente para mostrar o tamanho do amor que ele tem pelo pai. A cada comparação inventada pelo Coelhinho, o Coelho Pai responde com uma demonstração ainda maior, oferecendo acolhimento e segurança. Com delicadeza e ilustrações suaves, o livro mostra que, embora seja difícil medir o amor, o mais importante é saber que ele existe, cresce e cabe inteirinho no colo de quem cuida.

O Casaco de Pupa, de Elena Ferrándiz

Desde pequena, Pupa carrega um casaco onde guarda todos os seus medos: medo dos outros, medo dela mesma, medo de errar, medo de seguir em frente. Com o tempo, o casaco pesa cada vez mais. Até que, um dia, a menina encontra forças dentro de si para deixá-lo para trás e renasce. Com um texto poético e imagens belíssimas, esse livro é uma metáfora visual sobre coragem, transformação e liberdade emocional.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT