Nos primeiros meses, mesmo que o bebê ainda não entenda as palavras, ele se encanta com o som da voz dos pais e com as ilustrações dos livros infantis
Quando pensamos em presentes para um bebê que acabou de nascer, logo vem à mente roupinhas fofas, brinquedos coloridos e artigos de higiene. Mas, e se a gente for um pouquinho além e considerar um presente que alimenta a mente e a imaginação desde cedo? Livros são uma escolha incrível!
Presentear um recém-nascido com livros é oferecer um tesouro que ele poderá explorar por muitos anos. Livros podem ser revisitados inúmeras vezes e, a cada leitura, uma nova descoberta pode se desenrolar. Além disso, o livro é um presente que cresce junto com a criança, acompanhando cada fase do seu desenvolvimento.
Portanto, da próxima vez que você for visitar um bebê recém-nascido, que tal levar um livro na sacola de presentes? Para te ajudar na escolha, aqui vão algumas sugestões da nossa coleção Literatura de Colo, pensada especialmente para os bebês e a primeiríssima infância:
“O que tem aí?”, Rosinha: Com uma brincadeira de cadê-achou, tão presente para os bebês, esse livro é um convite para os pequenos leitores, cheios de curiosidade para encontrar bichos que existem e bichos que não existem. A cada virada de flap da página, os animais aparecem e desaparecem, num gradativo numérico até a hora do encontro com todos os animais reunidos.
“Mágica! Nina e Ludovido”, Aline Abreu: Nina e Ludovico adoram brincar juntos. E a brincadeira favorita é mágica. A cada virar de páginas, Ludovico vira um bicho diferente. Além das bordas arrendondadas, o livro traz abas, e embaixo de cada uma delas uma surpresa. E ao final, uma mágica que faz pequenos e grandes caírem na gargalhada.
“Ops”, Marilda Castanha: Para onde vai esse bebê? E para onde vamos junto com ele? Essa história é contada com uma única palavra, “Ops”, acompanhando os movimentos de um bebê. Das brincadeiras do cadê-achou, das surpresas quando derruba algo ou constrói uma torre de blocos, o bebê vai descobrindo a si e o mundo ao seu redor. Uma divertida leitura para se ter junto com os bebês.
Box Bia e o Elefante, Carolina Moreyra e Odilon Moraes: todos os livros da duplinha “Bia e o Elefante”. Sucesso absoluto entre os bebês, essa trilogia conversa com o cotidiano dos pequenos, trazendo situações como frustração, brincadeiras, alimentação, hora de dormir e várias outras que abrem possibilidades para dialogar com os bebês.
“Dia de Lua”, Renato Moriconi: Dia de Lua conta a história da Lua, que aparece no céu antes da hora, quando o Sol ainda estava por lá. E então, vai se divertir com elementos do céu e da terra, como a zebra, um pescador, um arco-íris. Mas ninguém olha muito para ela durante o dia, até que a Lua finalmente consegue chamar a atenção de todos, num final surpreendente.
Para abraçar as mães
O puerpério é um período de profundas transformações emocionais. A chegada do bebê traz uma avalanche de sentimentos – alegria, ansiedade, medo e, por vezes, tristeza. Lidar com tudo isso em meio a sensação de não saber mais quem se é, não é fácil.
Quando for visitar um bebê recém-nascido, lembre da mãe que também acaba de nascer – mesmo que esse não seja seu primeiro filho. Um livro delicado e potente pode ser o abraço que essa mulher mais precisa.
“O casaco de Pupa” pode ser uma excelente pedida para esse momento. Ele conta a história de Pupa que, desde pequena, tinha um casaco onde colocava todos os medos: medo dos outros, medo dela mesma, medo de dar um passo, medo de não avançar. Até que um dia a menina reúne toda a sua coragem e resolve livrar‑se dele. E nasce novamente. Um texto sensível com imagens primorosas da autora espanhola Elena Ferrándiz.