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Para onde o bebê olha quando a mãe lê?

Estudos de rastreamento ocular revelaram que os bebês tendem a alternar rapidamente seu foco visual entre diferentes objetos, rostos e cenas

A atenção multifocal dos bebês é um conceito relativamente novo no campo da psicologia do desenvolvimento. Surgiu a partir de uma série de estudos que buscavam entender como os bebês percebem e interagem com o mundo ao seu redor. Diferente dos adultos, que tendem a focar sua atenção em um único estímulo de cada vez, os bebês possuem a capacidade de distribuir sua atenção entre múltiplos estímulos simultaneamente.

Essa ideia começou a ganhar força nas últimas décadas, com avanços nas técnicas de observação e medição do comportamento infantil. Pesquisadores começaram a notar que, ao invés de fixarem o olhar em um único objeto ou ponto, os bebês exploram visualmente seu ambiente de maneira dinâmica e dispersa. Essa observação foi inicialmente realizada por meio de estudos de rastreamento ocular, em que câmeras especiais registravam para onde os olhos dos bebês se moviam. 

Assim, os estudos de rastreamento ocular revelaram que os bebês tendem a alternar rapidamente seu foco visual entre diferentes objetos, rostos e cenas. Além disso, experimentos utilizando brinquedos e outros objetos de interesse demonstraram que, mesmo quando um objeto específico é introduzido no campo de visão do bebê, ele não perde interesse no restante do ambiente. Isso indicou aos cientistas que os bebês possuem uma forma de atenção que lhes permite monitorar várias fontes de informação ao mesmo tempo.

Afinal, para onde o bebê olha quando você lê?

Ao ler para o bebê, sua atenção multifocal entra em ação. Ele pode alternar seu olhar entre o rosto da mãe, o livro, as ilustrações nas páginas e até mesmo o ambiente ao redor. Esse comportamento pode ser observado por meio do seguinte processo:

Rosto da mãe: inicialmente, o bebê pode focar no rosto da mãe, observando suas expressões faciais e movimentos labiais. Isso é fundamental para o desenvolvimento da comunicação e do vínculo afetivo.

Livro: em seguida, o bebê pode desviar o olhar para o livro, especialmente se houver ilustrações que chamem sua atenção. O movimento das páginas também pode atrair seu interesse.

Ambiente: de tempos em tempos, o bebê pode olhar ao redor do ambiente, observando outros objetos e pessoas. Essa variação ajuda o pequeno a desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo ao seu redor.

Nem sempre foi assim…

Antes do surgimento do conceito de atenção multifocal dos bebês, a visão predominante era bem diferente. Os pesquisadores e teóricos acreditavam que a atenção dos bebês era mais limitada e focalizada, semelhante a dos adultos, mas com menor capacidade de concentração e duração. Olha só algumas das ideias principais que prevaleciam:

– Acreditava-se que, quando um bebê estava olhando para um objeto ou uma pessoa, ele estava completamente concentrado naquele único ponto de interesse, com pouca ou nenhuma capacidade de alternar rapidamente entre múltiplos estímulos.

– Os pesquisadores também acreditavam que os bebês se distraíam facilmente e que qualquer mudança no ambiente podia rapidamente desviar sua atenção do objeto ou evento que estavam focando no momento.

– A visão tradicional também sugeria que a capacidade de atenção dos bebês se desenvolvia lentamente ao longo do tempo, com a atenção focal e sustentada emergindo apenas em idades mais avançadas, conforme o cérebro do bebê amadurecia e ele adquiria mais experiências de vida.

– Antes do uso de tecnologias avançadas como o rastreamento ocular, os estudos sobre a atenção dos bebês baseavam-se principalmente em observações comportamentais simples. Pesquisadores observavam os movimentos dos bebês e registravam o tempo que eles passavam olhando para diferentes objetos ou eventos. Isso limitava a compreensão de como eles distribuíam sua atenção.

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