fbpx
 

Dia do Saci e Halloween: cabe todo mundo aqui!

Nada de cabo de guerra cultural, dá para comemorar as duas datas e ser feliz com a criançada

Preparem suas vassouras e suas cuícas, porque estamos prestes a mergulhar em um turbilhão de diversão que vai combinar duas datas que parecem completamente diferentes: o Dia do Saci e o Dia das Bruxas.
Ficou dividida? Pensou que enlouquecemos? Calma! Descubra com a gente como transformar essa mistura em uma festa mágica e cheia de travessuras.

Dia do Saci e sua cuíca infalível
O Dia do Saci é uma tradição enraizada em nossa cultura e merece ser preservada e passada adiante. O Saci é um ser travesso, com uma perna só, que adora fazer brincadeiras. E quem melhor do que as crianças para canalizar todo esse espírito?
Para celebrar as travessuras inofensivas das crianças crie uma divertida competição de traquinagens, como esconder os sapatos dos adultos e trocar as colheres de pau por varinhas mágicas. Seja criativa e permita que seus pequenos sacis deem asas à imaginação!
Ah! Não se esqueça de preparar algumas guloseimas brasileiras para a festa, como paçoca, cocada, e, claro, uma boa cuíca para dançar ao som do folclore nacional.

Dia das Bruxas e a magia das fantasias
Agora, o Dia das Bruxas! Apenas porque não é uma tradição brasileira, não significa que não podemos nos divertir com ela. Faça da sua casa um castelo mágico e convide as crianças a se fantasiarem de bruxas, bruxos, vampiros, fantasmas e todos os tipos de criaturas assustadoras.

Deixe a criatividade fluir e transforme sua sala em uma terra de mistério e magia.
Crie um caldeirão de “poções mágicas” (leia-se: sucos coloridos) e distribua guloseimas temáticas. Abra as portas para a caça aos doces – uma vez ao ano pode, né? – e faça uma versão brasileira do trick-or-treat: troque a típica pergunta “doçura ou travessura?” por “pipoca ou paçoca?” e deixe as crianças escolherem seu destino delicioso.

União dos mundos: Sacis e Bruxas
A melhor parte dessa celebração híbrida é a união dos mundos. Combine elementos dos dois dias para criar uma experiência verdadeiramente única. Imagine um Saci vestido como um bruxo, com uma vassoura e uma cuíca. Ou uma bruxinha que decide usar uma meia vermelha como perna única, inspirada pelo nosso amado Saci. As possibilidades são infinitas.

Incentive as crianças a compartilharem lendas brasileiras e histórias de bruxas famosas e veja como essas duas culturas diferentes se conectam. Não se esqueça de registrar esses momentos mágicos e que ficarão para sempre na memória dos pequenos.

Inclusive dá para fazer uma roda de leitura seguida de uma sessão cinema. Aqui selecionamos dicas de livros e filmes para essa deliciosa mistureba cultural:

Livros
Saci – a origem, de Ilan Brenman e ilustrações de Guiridi: de onde veio o Saci? Quem deu esse nome para ele? Por que usa cachimbo e gorro vermelho? Por que tem uma perna só? Nesse livro, as dúvidas mais comuns das crianças ganham respostas e todo o passado do menino é revelado.

“O saci verdadeiro”, de Olívio Jekupé: O pequeno Karaí ouviu diversas histórias sobre Jaxy Jaterê, protetor das florestas e dos seres vivos que nela habitam. Ao começar a frequentar a escola, Karaí descobriu a existência do Saci Pererê, nome dado ao mesmo protetor por pessoas não-indígenas. Afinal, qual é o Saci verdadeiro? Nesta história em quadrinhos, Olívio Jekupé reforça a importância das histórias orais, da preservação da memória e da cultura para povos indígenas.

O Saci, de Monteiro Lobato e ilustrações de Voltolino, Jean Gabriel Villin, J. U. Campos e André Le Blanc: Pedrinho está de férias da escola e sua mãe pergunta onde ele gostaria de passar os dias livres e ele escolhe o Sítio do Picapau Amarelo, claro! É lá que ele encontra a prima Narizinho, a boneca Emília, a avó Dona Benta… Pedrinho só não imagina que, dessa vez, suas aventuras terão a surpreendente presença do Saci.


Filmes
Abracadabra (disponível na Disney+): após se mudar para Salem, Massachusetts, o adolescente Max Dennison explora uma casa abandonada com sua irmã Dani e sua nova amiga Allison. Depois de não acreditar em uma história que Allison conta, Max acidentalmente liberta um grupo de bruxas más que morava na casa. Agora, com a ajuda de um gato mágico, as crianças devem roubar o livro de magias das bruxas para impedi-las de se tornarem imortais.

Abracadabra 2 (disponível na Disney+): depois de 29 anos que a vela da chama negra foi acesa pela última vez e ressuscitou as bruxas do século 17, em pleno 2022, Winnie, Sarah e Mary estão de volta e sedentas por vingança. Cabe a três adolescentes impedir que as malvadas bruxas ameacem a cidade de Salém antes do amanhecer do Halloween. O filme conta com o elenco original interpretando as irmãs Sanderson.

Cidade do Halloween – Um lugar mágico (disponível na Disney+): a jovem Marnie e seus irmãos mais novos viajam para um lugar conhecido como Cidade do Halloween para visitar sua avó, que é uma bruxa boa. Ao chegarem lá, eles se deparam com duendes, vampiros e outras criaturas horripilantes que habitam o local e levam vidas normais. Ao completar 13 anos, Marnie é surpreendida ao descobrir que também é uma bruxa. Quando uma força maligna
tenta dominar a cidade, ela precisa aprender a usar seus poderes para salvar a todos.

Share Post
Written by
No comments

LEAVE A COMMENT